Entendendo a moda conceitual

quinta-feira, maio 30, 2013


   
  Sabe aquele momento em que você está assistindo a um desfile e a única coisa que vem à sua cabeça é: "Quem vai ser a maluca que terá coragem de usar isso na rua?" "Que coisa horrível!" "Nunca usaria isso em minha vida!"  Você se identificou com alguma dessas frases? Confesso que já passei pela mesma situação, até entender sobre a moda conceitual e como ela influencia nas nossas vidas.
   Um desfile conceitual traz às passarelas as tendências de toda uma coleção. O estilista entrega a matéria-prima, bruta, para que as marcas comercias, transformem em joia, as peças que compramos nas lojas. Exatamente isso, moda conceitual é igual a uma pedra preciosa, bruta, mal compreendida, mas trabalhada vira uma joia, um objeto de muito valor e importância. Podemos olhar e não entender nada, mas do jeito bizarro e estranho, os estilistas mostram a cartelas de cores da estação, os cortes que vão ser usados, o estilo entre outros. 
   Existe um conceito que vai além do simples "vestir". A roupa passa a imagem de quem você é, e como você se comporta diante da sociedade. Esse é o conceito principal da moda conceitual, dar significado e história as peças, mostrar que são mais do que simples roupas, é uma forma de mostrar ao mundo a arte de se expressar.
    Usamos todo esse conceito sem perceber, julgamos o desfile conceitual sem entender. Sempre vai ser estranho aos nosso olhos, mas quando entendemos a historia por traz daquela roupa, percebemos o quanto é rica em significado e sentimentos, é através do desfile conceitual que sairá aquela peça que futuramente estará presente nas coleções comerciais. 
    Porque a moda é isso, ela vai além do que se pode ler, ver e tocar. Moda é um sentimento que move o mundo, explica quem ou o que você é aos olhos dos outros e de si mesmo. Tudo tem seu significado e valor. Aquilo que você veste, fala por você. Na moda não existe futilidade, pessoas fúteis são vazias de significado. Elas ignoram aquilo que não as convém. Na moda aquilo que é rejeitado, é resgatado e transformado. Transformado em um objeto valorizado, com significado e história. Eu vejo, leio, toco e sinto moda, e você?

Beijos, Sthefany.b

You Might Also Like

2 comentários

  1. vi seu link no grupo desenho de moda, amei aqui. Como faz pra seguir? http://pecadosfeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnn, obrigada amor. É só curtir a page aqui no lado :)

      Excluir